quinta-feira, 25 de março de 2010

Reforma no sistema de saúde americano

Foi finalmente aprovado pelo congresso, o projecto que assegurará a mais de 32 milhões de norte-americanos, até então "condenados" pela camada económica em que se encaixam, o acesso a cuidados médicos.

A criação do Cerviço Nacional de Saúde, é algo que incomoda não apenas os conservadores Republicanos, mas acima de tudo, as seguradoras que irão ver-se obrigadas a competir entre elas, garantindo um serviço justo e eficaz, com preços acessíveis e não-discriminatórios. Basicamente, vão ser obrigadas a começar a agir como seguradoras de saúde e não como porteiros de discoteca.

O novo pacote de leis, será ainda submetido ás habituais burocracias e claro ás contínuas contestações por parte de quem votou contra, mas, tudo indica que a América ultrapassou um sistema que representava, na minha opinião, uma das maiores vergonhas para o país mais influente do mundo e violava um dos mais básicos direitos do homem- O direito a saúde.

1 comentário:

  1. Há muito que me propunha deixar aqui o testemunho do orgulho que sinto pelo teu blog, do orgulho que sinto pelo que tu escreves (independentemente de concordar ou não) do orgulho que sinto por ser mãe dessa menina-mulher.
    Mil razões inventei para não o fazer até hoje mas, no fundo, era (e continua a ser) falta de inspiração…
    Vontade de não “fazer feio”, vontade de fazer jus á escritora, vontade de deixar transparecer em cada linha deste comentário o orgulho que sinto quando digo : “É MINHA FILHA”.
    Orgulho esse redobrado, quando me identifico e revejo nas tuas opiniões, quando integralmente partilho da amálgama de sentimentos que te invade ao escreveres, por exemplo, este artigo sobre o Serviço de Saúde dos EUA. Quantas vezes, as três enroladas no velhinho sofá, discutíamos esta injustiça do País dos “todos poderosos”?????
    Tou contigo “mana”…. Que Deus abençoe o “mano Obama”….
    Dás erros ortográficos???? É verdade….Fazeres toda a tua formação em Portugal… sinceramente não ajudou – veja-se a forma como escrevem os seus licenciados, os novos senhores “dotôres” desse velhinho Portugal que também amo…mas, acredito que pelos três anos que estudaste em Londres, se disseres aqui que comer “xiken” ou “maque donalde” faz mal…UUUUAAUUU, de certeza que para o “jovem iluminado”e cheio de borbulhas, serás brilhante…
    Continua minha filha.. Emite a tua opinião, escreve, gera polémica, cresce.
    Eu te amo. Muito.
    Mãe.

    ResponderEliminar