quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Documentàrio - Invisible Children


Acabei de ver este documentário feito por três estudantes-activistas que, sem grandes ideias, dinheiro ou experiência, decidiram ir ao Sudão e gravar qualquer história que aparecesse.

Foi essa pureza que fez do documentário algo tão especial.

Normalmente, um documentário feito por estrangeiros sobre a situação vivida num determinado país, por mais dedicação que se tenha, acaba por perder, pela natural falta de compreensão das circunstâncias, em relação a um documentário feito por nativos. Mas neste caso, foram exactamente a constatação, aceitação e admiração das diferenças culturais, que tanto embelezaram a obra. Esta, difere das outras pela quase ingenuidade dos três americanos que, sem a pressão da expectativa nem "vontade sensacionalista de emocionar", colocaram justamente as questões mais simples, tão simples, mas que para as quais nenhum de nós teria uma resposta realmente certeira e resolutiva.

Maioritariamente em discurso directo, revela-nos um dos muitos grupos de crianças que, dos seis aos doze anos, em momento de guerra civil, foram raptadas e feitas soldados; a estas, de fácil manipulação e com tamanho ideal para uma boa camuflagem, foram entregues armas afim de cobrir a carência de homens nos grupos rebeldes.

Está um trabalho muito bonito que nos faz, pelo menos, reflectir sobre as nossas prioridades enquanto sociedade mundial, sobre a verdadeira essência do ser humano e sobre a nossa definição pessoal de tragédia.

Deixo o link do vídeo e do site que foi criado em nome das crianças protagonistas do documenário.

DOC
http://http//www.freedocumentaries.org/teatro.php?filmID=114&lan=en&size=big

SITE
http://http//www.invisiblechildren.com/homepage





Sem comentários:

Enviar um comentário