segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Abusos Sexuais e o Vaticano

Foi hoje divulgada a notícia de que o papa João Bento XVI se reuniu com os bispos e arcebispos irlandeses com a intenção de investigar inúmeras queixas de abuso sexual contra crianças.
As contestações, subsistidas sob sigilo durante os últimos 50 anos, foram oficialmente reconhecidas pelo Vaticano e examinadas pelo papa.

Nada tenho contra a igreja católica, aliás, não seria justo nem inteligente julgar uma instituição inteira baseada em comportamentos de uma minoria.
O que me incomoda é a impunidade de que aparentemente goza a ordem.
Apesar do secretismo que as ladeava, algumas das acusações eram já conhecidas por muita gente e claro, reivindicadas pelas vítimas. Porquê, e como é que se permitiu uma demora de 50 anos para o reconhecimento?
Nos E.U., como poderão ver no vídeo, foi criada uma espécie de polícia especializada em investigação de abusos por parte da igreja católica.
Acontece que se trata de uma das maiores, mais antigas e protegidas instituições do mundo. A maior parte dos casos acabaram por ser "arquivados".

No documentário que se segue, são relatados crimes e as "leis papais" que os mantiveram igualmente confidenciais durante décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário